Foto de Thirdman:
Não é de hoje que ter um site próprio é primordial para qualquer negócio. Além de visualmente atrativo de acordo com a identidade visual da sua empresa, ele precisa ser claro e responsivo além de outras características importantes de aspecto técnico como ter uma navegabilidade fácil para o seu público em questão.
90% dos brasileiros pesquisam antes de comprar
Em uma pesquisa realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital, mais de 90% dos brasileiros costumam pesquisar online antes de fazerem uma compra e desse total 88% utilizaram o google como fonte. Isso é fácil de entendermos nos dias de hoje onde o dia parece mais curto que o normal. Na correria do cotidiano buscamos economizar tempo e dinheiro e com uma rápida pesquisa no google podemos encontrar informações úteis do produto ou serviço, comparar preços, disponibilidade, endereço, contato, etc,.
Esse estudo aponta que os eletrônicos dominam as buscas com 53%. Em seguida “alimentação” (48%), “moda” (47%), “entretenimento” (41%),“supermercado” (40%), “cursos” (37%), “beleza” (37%), “turismo” (31%), “bem-estar” (26%), “casa e jardim” (25%), “limpeza” (23%) e, por fim, “artesanato” (11%).
Se sua empresa oferece um produto ou serviço em alguma dessas categorias e ela não está disponível para que os seus consumidores possam acha-lá, você está deixando dinheiro na mesa.
O número de compras que se iniciam a partir de pesquisas em mecanismos de busca online aumentam cada vez mais, seja para adquirir produtos em lojas virtuais ou para acessar mais informações ou orçamentos de um bem de consumo ou serviço comercializado fora da web.
Você pode ficar por dentro de todos os detalhes dessa matéria acessando o site do ecommercebrasil.
Outro estudo feito pelo google em 2014 já mostrava que 97% dos consumidores usavam a internet para procurar produtos e serviços locais. 4 a cada 5 pessoas usam a internet antes de comprar um produto ou serviço e 61% dos brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas. E não só isso, 81% dos consumidores confiam mais em uma empresa que está na internet e 46% julgam como fator decisivo para não comprar quando a empresa não tem site bem elaborado. As pessoas exigem que o site tenha um layout visualmente agradável, seja responsivo e de fácil navegação.
Tudo tem que estar na internet, ser buscável, não é mais opcional, tem que ter um site ou blog
Mais segurança para o seu negócio
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, antes da pandemia estimava-se que 60 mil novas lojas virtuais seriam abertas em seis meses, mas de março a setembro de 2020 foram registradas mais de 135 mil.
E foi essa mudança que garantiu a sobrevivência de muitos negócios, não só aqueles voltados para o e-commerce. Uma pesquisa realizada pela Neotrust com dados de compra no comércio eletrônico durante o primeiro trimestre de 2021 registrou 78,5 milhões de operações – um volume 57,4% maior do que no ano passado – com um faturamento de R$ 35,2 bilhões, um crescimento de 72,2%.
Embora muitos pequenos negócios obtenham algum sucesso por meio de vendas pelas redes sociais, ter uma conta no Instagram ou no Facebook não é o mesmo que ter uma verdadeira presença online.
Saiba mais sobre essa pesquisa visitando esse post do olhardigital.com.br.

Porque devo ter um domínio e site próprio?
Certo! Agora vou listar algumas vantagens de ter um site (e nesse caso eu só vejo vantagens) e se destacar da maioria dos seus concorrentes.
1. Ser encontrado
A visibilidade é um dos aspectos-chave a ser considerado. Um website representa uma excelente forma de estabelecer conexões com os clientes através dos resultados de busca do Google. Quando as pessoas realizam pesquisas no mecanismo de busca, são exibidas as páginas que oferecem as melhores respostas, proporcionando às empresas a oportunidade de serem reconhecidas por potenciais consumidores.
Após o primeiro acesso ao site, a marca tem a possibilidade de iniciar um relacionamento e um diálogo bidirecional com o cliente, seguindo estratégias de marketing de atração. Conteúdo personalizado cativa os consumidores e os convence a se manterem conectados, inclusive a seguir a empresa em outras plataformas, como redes sociais.
Todos os acessos na internet são realizados por meio de websites, até mesmo nas mídias sociais, que têm essa mesma estrutura. Portanto, ter um site é o primeiro passo para aumentar o tráfego, fazer com que as pessoas conheçam a marca no mundo online e converter essas visitas em vendas.
2. Ter mais credibilidade
Um website desempenha um papel essencial ao transferir a credibilidade já estabelecida para o mundo digital. Quando uma empresa possui uma forte presença offline e deseja transmitir isso para a internet, o website se torna fundamental.
Embora perfis em redes sociais, por exemplo, também sejam úteis, o website permite uma personalização de acordo com a visão da marca, sua identidade e a mensagem que deseja transmitir. Em outras palavras, é possível transformar o website em uma tradução do livro de estilo da marca, a fim de alcançar um público com uma presença marcante e impactante.
Enquanto nas redes sociais você está limitado às opções oferecidas pela plataforma, um website pode ser personalizado completamente. As cores, o texto, o design, a organização das informações e a personalidade podem ser adaptados de forma única. É como ter um espaço exclusivo para a empresa, proporcionando uma experiência semelhante àquela vivenciada nos canais offline de forma positiva.
3. Posicionamento da sua marca no mercado
Um website representa uma presença crucial no mundo virtual. Uma empresa que possui uma página funcional consegue posicionar-se de forma efetiva como uma organização atuante no ambiente digital, buscando resultados. Dessa maneira, ela se estabelece como uma concorrente competitiva, mesmo em relação a empresas maiores.
No mundo digital, a competição depende menos do tamanho da empresa e mais das medidas estratégicas adotadas por cada organização. Ao investir adequadamente em técnicas de SEO, por exemplo, é possível obter tráfego orgânico qualificado, superando a concorrência e alcançando o cliente desejado, fortalecendo assim a credibilidade e autoridade.
Além disso, ter um website abre portas para a construção dessa autoridade. É possível aplicar as melhores táticas para criar um domínio forte, reconhecível e destacado no mundo virtual.
Dessa forma, é possível conquistar uma maior visibilidade, o que, por sua vez, gera uma maior autoridade, criando um ciclo de sucesso e crescimento.
4. Acessível 24 horas por dia
Com o seu site você possui a vantagem de estar acessível para o seu cliente o tempo todo. Lá o seu cliente tem acesso a todas as informações que precisa para adquirir o seu produto ou serviço de forma fácil, mesmo que sua empresa ou negócio tenha um horário de funcionamento.
Isso amplia as possibilidades de conversão e persuasão dos consumidores. Dessa forma, se um cliente estiver procurando por soluções durante a madrugada, por exemplo, ele pode se deparar com o seu website e descobrir que você oferece exatamente o que ele procura. Isso resulta em uma maior chance de conquistar esse cliente em potencial e convertê-lo em uma venda. Ter um website garante que sua empresa esteja acessível 24 horas por dia, proporcionando conveniência e disponibilidade constante aos consumidores em busca de informações e soluções.
Dessa forma o seu cliente não está limitado às informações contidas em uma rede social. As redes sociais também são importantes, mas elas vão trabalhar em conjunto com o seu site envolvendo outras funcionalidades interessantes para os seus consumidores.
5. Redução de custos
Investir em um site próprio é uma estratégia inteligente, pois reduz os custos com publicidade. Em vez de destinar todo o orçamento da empresa em anúncios e recursos para atrair clientes, a organização pode desenvolver sua própria presença na internet e atrair esses clientes de forma orgânica.
Por meio do trabalho com SEO, é possível atrair pessoas com base em suas intenções de busca. Ao diminuir os gastos com publicidade, a empresa pode alocar esses recursos em outras áreas.
Essa abordagem permite expandir os negócios de maneira mais eficiente, obtendo um maior retorno sobre o investimento e reduzindo o custo de aquisição de clientes.
6. Maior alcance
Sem dúvida, um site otimizado e funcional, que oferece a melhor experiência ao usuário, atrai um número muito maior de visitantes. Isso permite que o alcance da sua marca se expanda ainda mais. Com um site, sua audiência se torna global, não se limitando apenas ao âmbito local como ocorre com uma loja física.
Especialmente para as lojas virtuais, as barreiras geográficas são significativamente reduzidas. Isso possibilita que as vendas sejam realizadas em qualquer lugar do mundo. Como resultado, o faturamento tende a aumentar consideravelmente.
7. Acesso e total controle das informações
Outra grande vantagem de possuir um site é a capacidade de acompanhar de perto informações sobre o comportamento e o número de visitantes. Existem diversas ferramentas que permitem medir o tráfego e fornecer insights valiosos, como:
- Origem dos acessos;
- Comportamento de navegação dos usuários dentro do site;
- Tempo de permanência;
- Páginas visitadas.
Esses dados proporcionam um maior controle sobre as ações e auxiliam na tomada de decisões. Além disso, permitem aprimorar a navegação e a experiência do visitante em seu site. Ao compreender como os usuários interagem com seu site, você pode identificar áreas de melhoria e implementar ajustes para garantir uma experiência mais satisfatória.
8. A narrativa é sua
É isso mesmo. Quem não gosta de uma boa história? No site você tem a possibilidade de contar uma ótima história sobre o seu negócio, empresa, produto ou serviço e convencer o seu cliente de que ele irá tomar a melhor decisão ao escolher a sua marca. Podemos apresentar por completo a solução que o seu consumidor procura através de textos, imagens e vídeos de forma mais organizada e atraente para que ele possa decidir em contratar determinado serviço ou comprar algum produto. No final das contas tudo se resume a isso.
Portanto, essas foram apenas 8 das inúmeras vantagens de se ter um site e domínio próprio e não importa se o seu negócio está no início ou já tem um tempo de mercado. Como vimos, estar presente nas buscas do google é primordial e isso não depende do tamanho do seu negócio, mas sim, de um projeto bem desenvolvido para atender às suas necessidades e as do seu público. Existe um ditado que diz: “sua empresa só existe se ela estiver na Internet”.
Na Houbrand oferecemos o pacote completo de criação de Site e Identidade Visual para atender você e o seu negócio. Se você chegou até aqui, basta entrar em contato e dizer que leu este post para ganhar uma consultoria grátis sem compromisso. Vamos entender as suas necessidades e apresentar soluções que vão te deixar no topo, se destacando da maioria e a altura dos seus concorrentes mais fortes.